O livro intitulado “Entre tradições e liberdade: explorando a cultura de uma comunidade quilombola” tem o objetivo de oferecer visibilidade a esta comunidade de remanescentes de quilombo e, para além da grandiosa experiência que obtivemos com o estudo, o mais importante é que, estes escritos têm a intensão de contribuir e servir de apoio pedagógico para os profissionais do ensino da história e da cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada do município de Forquilhinha e região sul do estado de Santa Catarina. Haja vista que, os exemplares serão entregues em formato impresso com QRcode que dá acesso ao Portal online, onde está hospedado: fotos, imagens e pequenos vídeos explicativos com tradução em libras (língua brasileira de sinais).

Nos vídeos discorremos sobre as experiências obtidas na pesquisa da comunidade quilombola da pedra branca, bem como, de forma breve se faz a apresentação de cada capítulo do livro.  Ainda, na medida do possível, durante a distribuição /entrega dos livros, realizaremos palestras interativas nas escolas da rede pública e privada de Forquilhinha e região. Deste modo, este livro resultado de parte do conteúdo da pesquisa de campo, atenderá de forma contributiva às exigências legais na área da Educação, no que tange à obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas e demais espaços formativos educacionais, conforme a Lei Federal nª10.639 de janeiro de 2003 e, Lei Federal nº11.645 de 10 de março de 2008.

Neste sentido, considerando a importância da valorização do ensino da história e da cultura Afro-brasileira nas escolas. Cabe ressaltar que a Lei Federal 10639/2003, nasceu como resposta a toda uma luta do século XX, a atender uma luta histórica dos movimentos sociais da sociedade civil organizada, dos pesquisadores e professores, propondo uma mudança substancial, trazendo a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira, criada em 06 de janeiro do ano de 2003.

Ademais, o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas e estabelecimentos de ensino tem fundamento na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, derivando também para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -LDB/1996, Lei nº 9.394/1996 que regulamenta e organiza a educação brasileira, com base nos princípios constitucionais.

Neste mesmo sentido, constitui centralidade os pontos elencados como sendo importantíssimo a publicação deste livro, pois atende os objetivos da promulgação da Lei Federal nº 10.639/2003 que foi ampliado, significativamente com a Lei Federal 11.645/2008, consolidando a importância e a necessidade do ensino de história da cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino do Brasil.

Neste sentido, o nosso livro tem a intenção de contribuir de forma significativa como conteúdo do ensino nas escolas pública e privada de Forquilhinha e região, neste momento tão importante que é o ano em que a Lei 10.639/2003 completa 20 anos de existência. Pois, a partir desta legislação, definiu-se a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas, em todo território nacional.

Conheça a comunidade quilombola São Roque e  sua localização em meio digital

Links úteis sobre o tema

Financiamento e apoio geral da obra