Sobre a autora

Louvani de Fatima Sebastião da Silva

Louvani De Fatima Sebastião Da Silva, nasceu em Capanema,|Paraná-PR, é advogada, professora universitária, palestrante e escritora. Bacharel em direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC. Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina-USFC. 

Atualmente dedica-se a advocacia e a palestras com assuntos relacionados às temáticas pesquisadas durante o curso de graduação* e mestrado*, bem como, aos temas ligados à participação política da mulher em espaços com poder de decisão.  

Graduação|UNESC|2008: *A Identidade étnico–cultural dos remanescentes de quilombolas de São Roque – Pedra Branca como elemento essencial de acesso formal à terra, município de Praia Grande, SC. Estudo realizado entre 2007-2008 (TCC). *A Presença Humana em Parque Nacional: uma abordagem sócio-jurídica e ambiental do conflito entre remanescentes do quilombo São Roque e o Poder Público, município de Praia Grande (SC)-Mampituba (RS). Estudo realizado entre 2006-2008. *Políticas de Ação Afirmativa para afrodescendentes: um estudo de suas possibilidades constitucionais-legais no âmbito das contratações e dos concursos vestibulares da FUCRI|UNESC|. Estudo realizado entre 2003-2004. *A Representação da imagem da criança trabalhadora nos jornais catarinense no período de 2001|2003. Estudo realizado entre 2004-2005 . *Sistema Penal e Violência Sexual contra a Mulher: um estudo de caso sobre vitimização feminina em Criciúma. Estudo realizado entre 2004-2005.


(Mestrado|UFSC|2011: Estratégias de Resistência na Luta pela Terra: Um estudo sobre o quilombo da Pedra Branca no Município de Praia Grande (SC). (Dissertação de Mestrado. Estudo realizado entre 2009|2011)    


Orientadores

Lucy Cristina Ostetto

Doutora em História pela UFSC. Professora na UNESC. Coordena de forma partilhada o grupo de Pesquisa NEGRA/ UNESC.

A leitura deste livro é um convite para conhecermos uma parte da história de Santa Catarina que por muito tempo foi invisibilizada, apagada e silenciada. Trata-se da existência do território Quilombola de Pedra Branca, São Roque e, seus processos de luta por direitos e certificação.  Louvani nos brinda com uma narrativa que ganha concretude a partir dos sujeitos quilombolas que partilham suas trajetórias e que ainda não tiveram seus direitos reconhecidos. Gratidão pela socialização desses saberes que nos convoca à luta por uma sociedade mais justa e sem racismo.

Aldo Fernando Assunção

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1982). Graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1997) e Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2006). Atualmente é professor da Escola de Ensino Médio Almirante Lamego e Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em DIREITO AMBIENTAL. (Professor orientador do estudo na Comunidade Quilombola Pedra Branca – São Roque | Praia Grande, SC). “Sobre nossa vivência e experiência só tenho a dizer: foi bela e gratificante”.


Obra física